domingo, 12 de junho de 2011

Laser danifica sensor da Canon 5D Mark II

Decidi escrever sobre o tema por ter sido vítima deste tipo de problema. Sim, é fato: a superexposição no modo Liveview queima os pixels do CMOS.  E o preço do conserto? Cerca de R$6 mil, incluindo já a remessa para a autorizada Canon, que fica em São Paulo.


Já havia lido no manual da Canon 5D Mark II, mas achava estranha a limitação de não poder filmar o sol diretamente. Afinal, como fazer um final de tarde bonito sem apontar a câmera para o sol? E um time lapse, com aquela bola de fogo caindo no horizonte?

Para minha surpresa, aconteceu. Depois de três dias de festa noturna, ao tentar fazer imagens simples numa manhã de domingo, detectei o problema. Ou melhor, dois problemas na forma de linhas: uma horizontal e outra vertical (ver foto acima).

No modo "vídeo", apenas o risco lateral aparecia. Ao tirar uma foto, uma linha de pixels queimados apareceu no topo. Ela não havia sido revelada no vídeo porque, ao filmar com HDSLRs, perdemos duas barras, cropadas.



Enviei o equipamento para a assistência e obtive o retorno: "Dano causado por uma fonte de energia que atingiu o CMOS (ex: raio laser usado em salão de festa)". Prazo de 60 a 90 dias para conserto, pela bagatela de R$5.812.

Enfim, é bom tomar os cuidados apontados pelo manual. Não apenas o sol pode danificar o sensor, mas qualquer fonte de energia luminosa apontada diretamente para o CMOS. Isso vale para o laser, muito presente em festas noturnas.

Em ocasiões do tipo, o cinegrafista tende a abrir ao máximo o diafragma para ganhar mais luz. Isso deixa o sensor completamente exposto. Então, em meio a feixes frenéticos de luz, a máquina pode sofrer as consequências: pixels mortos pontualmente ou em linhas completas, como as apresentadas nas imagens deste post.

Aos usuários de HDSLRs, vai a recomendação: cuidado com filmagens noturnas e com superexposição no modo Liveview. O dano é irreversível e o conserto é um CMOS novo, que custará ao usuário o mesmo que uma máquina nova comprada no exterior.

2 comentários:

  1. Ola.... estava pesquisando pela web sobre a queima de pixel
    do sensor CEMOS da HD1000... e encontrei vcs...

    Moro no iterior do RS e aqui não tem a peça....
    vc pode me endicar onde posso comprar...

    Aguardo a resposta urgente....
    fotoschmalz@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. sério mesmo, também perdi o sensor de uma MC2000 da sony, ficou cheio de pontos azul e roxo, e mais de um ano e dois meses para conseguir finalmente o conserto, preju enorme.

    ResponderExcluir